Quantos exames de Ultrassom preciso fazer durante a Gravidez?
- Dr. Marcos Consonni
- 18 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2025
É muito comum a pergunta: "Qual o próximo exame de ultrassom que devemos fazer em nosso bebê?"
Este assunto é realmente importante! Por um lado, pode-se perder a chance de fazer o exame em momentos estratégicos, como aquele utilizado para se calcular a idade da gestação com maior precisão possível, e por outro, o excesso de exames que não ajudam em nada e ainda podem trazer efeitos indesejáveis. Geralmente os exames de ultrassom ocorrem à critério do seu médico, contudo, é muito bom os pais terem o conhecimento mais fundamental, ou seja, dos principais períodos a serem realizados tais exames, para garantir informações importantes e sem excessos.

PRIMEIRO ULTRASSOM (entre 7 e 10 semanas): Seu bebê torna-se visível ao ultrassom após 5 semanas de atraso menstrual. Os batimentos cardíacos com 6 semanas e será visto com melhor definição após 7 semanas, quando se calcula com bastante precisão a idade da gestação, até a décima semana. Confirmar a idade da gestação desta forma vai ajudar muito nos cuidados à sua gestação. Também é neste momento que se pode identificar as gestações gemelares.

SEGUNDO ULTRASSOM (entre 11 e 14 semanas): Neste período é realizado o ultrassom morfológico de primeiro trimestre. Neste exame podem ser reconhecidas alterações mais graves e também os riscos de alterações cardíacas e/ou hereditárias, pela avaliação da translucência nucal e do ducto venoso.

TERCEIRO ULTRASSOM (entre 18 e 26 semanas): O ultrassom morfológico de segundo trimestre acontece neste período pela melhor visibilidade do bebê. Todos os órgãos já estão formados e podem ser vistos com maior nitidez. As imagens em 3 dimensões (ultrassom 3D e 4D) são melhor realizadas ao final e após este período, entre 26 e 32 semanas.
ÚLTIMO ULTRASSOM: Este não tem um momento exato. Vai ser realizado de acordo com a evolução da gravidez, os sintomas da mãe, a espera pelo nascimento, trazendo informações sobre o crescimento do bebê, o líquido amniótico, a circulação na placenta e no cordão umbilical, o chamado ultrassom obstétrico com Doppler.



Comentários